psicanalisantes globo globosat agir ediouro gnt teatro cinema tv

Psicanalisantes

No Blog da Psicanálise, Clarissa Lago deita em seu divã (metáfora) a dramaturgia produzida no teatro, TV, cinema e literatura, que é contada e exposta ao público pelos que chama de Psicanalisantes – neste caso, as marcas apresentadas como Psicanalistantes no blog – preservando desta forma os seus analisantes, que em seu consultório habitam.

“– Isso inclusive falo no Jô, que pego exemplo de novela para dar exemplo em sala de aula, uma vez que NÃO podemos falar de nossos casos clínicos fora do consultório! E não podemos falar mesmo! Vários psicanalistas respondem processos por exporem casos clínicos!” (CL)

Clarissa Lago deixa claro que a psicanálise aplicada no Blog da Psicanálise é uma psicanálise em extensão, uma vez que a psicanálise em intensão só acontece no ato analítico, na cena privada entre um analista/psicanalista e um analisante/psicanalisante. Psicanalisante = Analisante – aquele que se deita no divã e submete-se à análise, já dizia Lacan.

Clarissa Lago. Psicanalista, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), psicóloga pela Universidade Salvador (UNIFACS) e pedagoga pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com Licenciatura Plena e Habilitação em Orientação Vocacional e Educacional.

Assista Clarissa Lago no Programa do Jô falando de seu livro “Paranoias”, ed. JusPODIVM, clique na imagem.

clarissa lago no programa do jo
Atua como psicanalista e supervisora clínica em consultório particular. Tem experiência como professora do Ensino Superior desde o ano de 2002 nas graduações e pós-graduações Latu-sensu de Psicologia, Pedagogia, Comunicação Social e Direito.

Entrevista para o Programa Fala Sério, com Celsinho Cotrim.

Leciona para formação teórica de psicanalistas Fundamentos de Lacan; Participa de dois cartéis: AS Pulsões e O Seminário livro 8 A Transferência (1960-1961), Jacques Lacan; e é docente do Centro de Estudos Psicanalíticos (SP).

Written by Clarissa Lago

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.